<span style="font-weight: 400;">A sigla IATA significa Associação Internacional de Transportes Aéreos, ela é responsável por atender o setor de companhias aéreas. </span><span style="font-weight: 400;">A IATA tem a função de liderar o setor aéreo, a fim de trabalhar na defesa dos interesses das companhias no mundo, desenvolvendo métodos de comércio, segurança e sustentabilidade. </span><span style="font-weight: 400;">A função do código é de denominar aeroportos de acordo com sua localização. O código no Brasil é indicado por siglas, geralmente se encontram em etiquetas de bagagens ou em buscadores de passagens na internet.</span>
Como conseguir o código IATA
<span style="font-weight: 400;">O código é necessário para agências que buscam realizar emissões de voos internacionais. Com ele você pode emitir passagens da</span> <span style="font-weight: 400;"> AIR FRANCE, TAP, DELTA AIRLINES, e outros. No registro para obter o código é cobrado uma taxa, podendo ser paga anual ou mensalmente. Além do valor cobrado, para</span><span style="font-weight: 400;"> conseguir o código é indicado que sua agência tenha um bom capital; referências comerciais; e cadastro com outras CIAS aéreas.</span>
Caso você seja uma empresa que tenha interesse em se tornar membro da IATA, são mostradas no site da IATA os valores. Há duas taxas únicas realizadas para começar o processo (ambas nos valores de USD 15.000,00) e uma taxa anual de USD 12.550,00.
Para ser IATA é preciso:
- Ter passado pela Auditoria de Segurança Operacional IATA (IOSA), que é uma avaliação que analisa a organização administrativa operacional da empresa aérea;
- Ter uma avaliação administrativa pela organização;
- Pagar todas as taxas de inscrição.
Para aqueles que não possuem capital e buscam por emissão, a solução mais prática é se afiliar a parceiras que já possuem o código IATA.
Duas soluções para trabalhar com emissão de passagens
Já sabemos que esse processo é lento, pensando nisso destacamos abaixo duas soluções de trabalhar com emissões de passagens aéreas:
- Consolidadoras: Com as consolidadoras as agências de viagens podem se filiar, não precisando assumir os riscos para obter o código IATA, além disso ela oferece o crédito que precisa para realizar a emissão e fazer pagamentos faturados.
- Operadoras: Com as operadoras, a agência ou agente de turismo trabalham em parcerias, para adquirir seus pacotes e vender ao público final.
Conheça uma plataforma com acesso a consolidadoras
<span style="font-weight: 400;">A Moblix é uma plataforma onde você encontrará tanto consolidadoras como operadoras de turismo. Uma vantagem dessa plataforma é que ela já tem integração com as consolidadoras Rextur e Esferatur, que já possuem o código IATA e te ajudam a ter emissão de forma automática para seus clientes, além de </span>ganhar comissões e adicionar seu próprio produto, vendendo-o de forma online. Com uma plataforma online você faz tudo pela internet de forma fácil, sem ter custos com uma agência física. Mas para aqueles que também possuem agência física, a Moblix te apresenta oportunidades para não perder clientes que buscam viagens pela internet.
https://youtube.com/watch?v=uHPvTQ\_jroE